segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Oficina 7 - 18/08/2009

O encontro para a oficina 7 iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Iniciamos o encontro com discussões sobre o conteúdo das unidades 21 e 22. Os cursistas relataram o andamento das atividades aplicadas com os alunos, principalmente, aspectos relacionados a planejamento, escrita, revisão e edição de texto, de acordo com o TP6.
Em seguida os cursistas fizeram os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”. De acordo com os professores, não houve problemas para aplicar as atividades.
Relacionado ao tema do TP6:
1º) exição do pequeno vídeo “Num sei que lá”. Ele serviu como ponto de partida para a discussão sobre reestruturação de texto – transformação de narrativa cinematográfica (filme de ação) em narrativa oral;
2º) exibição do vídeo “Reescritura coletiva” (site de Nova Escola), no qual uma professora realiza a reescritura de história conhecida (não decorada) pelos alunos;
3º) discussão sobre os dois vídeos perpassados pela teoria do TP6.
Na sequência, foi realizada a oficina 7, página 219. Propus aos cursistas que desenvolvessem um desfecho para a crônica “Espírito carnavalesco”, de Moacyr Scliar. Em duplas eles tiveram que planejar e escrever como o impasse apresentado no texto foi resolvido.
Cada grupo leu seu texto e os procedimentos mais importantes que adotou durante a produção. Discutimos a importância do conhecimento de estratégias de tomada de decisão na nossa escrita, para que possamos ajudar nossos alunos a se tornarem escritores autônomos.
Quando a atividade foi concluída, divulguei ao grupo o final criado por Moacy Scliar para o texto.
O próximo passo foi fazer um planejamento sobre a utilização dessa crônica em sala de aula, para trabalhar aspectos de escrita e planejamento com os alunos.
O encontro foi finalizado com as orientações para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário