segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Oficina 8 - 01/09/2009

O encontro para a oficina 8 iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h. As atividades começaram com as discussões sobre o conteúdo das unidades 23 e 24 do TP6. Para facilitar a discussão, exibi um slide com os pontos principais do TP6, isso enriqueceu as discussões, pois aliou aspectos das quatro unidades do TP6. Os cursistas relataram suas experiências durante a aplicação de suas aulas e, em seguida, fizeram seus relatos de experiência com o “Avançando na prática”: planejamento, aplicação, dificuldades e avaliação. Com base nas falas dos cursistas e nas atividades que trazem para os encontros, é possível observar que o trabalho está correndo bem. Para enfatizar o trabalho com o TP6, além dos aspectos levantados no slide, pedi aos cursistas que elaborassem uma aula de reestruturação textual a partir de um texto de aluno (o texto foi produzido em minhas aulas com 8ª série). Pedi que planejassem tendo em vista o tempo de uma ou duas aulas de 45min. Depois do planejamento, discutimos a atividade preparada e as ações que poderiam ser empregadas (a partir do texto do educando, avaliar suas hipóteses a respeito do processo de escrita; que conteúdo deve ser trabalhado no bimestre; estratégias para revisão textual individual e coletiva; produção de uma tabela para autocorreção/edição). Apresentei aos cursistas uma sugestão de símbolos de correção, para que comecem a aplicar nas aulas de reestruturação. Apresentei a eles o esquema sugerido pela professora Adelaide de Paula/UNB para trabalhar com produção e reestruturação de texto: 2 aulas (45min.) para procução textual / máximo de 2 aulas (45min.) para reestruturação e 1 aula (45min.) para exercícios de fixação. Em seguida realizou-se a oficina da página 222. Levei uma mala cheia de livros e pedi que os cursistas escolhessem um para apresentar aos alunos: imaginar a melhor forma de motivar os alunos para a leitura do livro; apresentar o planejamento realizado para o grupo. Conversei com os cursistas sobre a necessidade de eles prepararem uma aula de reestruturação textual dentro dos parâmetros daquela planejada na primeira parte desta oficina. Todos concordaram e o próximo passo será planejar, organizar os encontros e agendar a visita que farei às escolas. O encontro foi finalizado com as orientações para o próximo encontro e para a aula de reestruturação textual que farão.



Livro escolhido: "Apenas um Curumim"


Autor: Werner Zotz


Cursistas: Carla, Dulceia, Elizete, João Batista


"Mostraríamos o livro aos alunos, chamaríamos a atenção sobre as imagens, as cores e a forma como os capítulos são estruturados (com a intercalação de narradores - ora o curumim ora o índio mais velho). Proporíamos várias formas de leitura, sem necessariamente seguir uma ordem. Os capítulos são curtíssimos e fáceis de serem assimilados. Cada capítulo passa uma mensagem, faz refletir sobre como interagimos com a natureza. Enfim, tentaríamos tornar a leitura a mais interessante possível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário