sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oficina Livre 2 - 04/08/2009

O encontro para a oficina livre de número 2 iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Iniciamos o encontro com a exibição do filme “Narradores de Javé”.
Em seguida realizamos uma discussão sobre aspectos relacionados ao filme (multiplicidade de narradores, papel do historiador, fato com registro escrito e oral, história oficial e a marginalidade, releitura etc).
Os cursistas foram solicitados a compor um ensaio, em duplas, sobre o filme, guiados por três questões norteadoras.
Por fim, foram realizadas as orientações para o próximo encontro e a elaboração de auto-avaliação escrita.

Discutir sobre as seguintes questões:

1 O papel de Antônio Biá como historiador ("uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato escrito");
2 A multiplicidade de narradores: quem são (espaço geográfico, crenças, culturas e história de vida)? O que possuem? O que os une? O que os separa?
3 Escrita e oralidade (história oficial e os excluídos dessa história / patrimônio material e patrimônio imaterial (cultura e laços diversos com a terra).
Exemplo de ensaio produzido por cursistas:

Filme: “Narradores de Javé”

Antônio Biá, enquanto historiador, tinha o papel de narrar os fatos da origem da cidade de Javé com maior autenticidade, a fim de dar um caráter científico a eles, que precisavam ser aceitos como documento histórico, ou seja, um dossiê. Entretanto, os fatos acontecidos para serem escritos precisam atrair os leitores. Dessa forma, Antônio Biá entendia que era necessário construir uma narrativa que elevasse os fundadores de Javé a categoria de desbravadores. Biá primava pela elegância do texto e seu estilo literário.
Os narradores são os próprios moradores de Javé, cidade do interior da Bahia, onde as crenças religiosas são muito presentes, predominando o catolicismo e os rituais religiosos africanos, em virtude da colonização portuguesa e dos escravos africanos.
A cultura é típica de cidade do interior, habitada por pessoas simples, de origem humilde, vivendo em uma região que o governo deixou para depois. Sua história não tem registro pela própria falta de recursos. Os moradores possuem apenas as terras que puderam “cantar suas divisas”, suas casas humildes e apenas o necessário para sobreviver.
O que os une, na verdade, é a estreita relação entre eles através da sua história e a tentativa de salvar a cidade, detendo a represa. O que os separa é a multiplicidade de narrativas, tendo cada personagem o seu ponto de vista em relação à origem da cidade e de suas próprias vidas.
A escrita é o documento que comprova a história oficial da origem da cidade de Javé, partindo dos próprios excluídos da história, os moradores, descendentes diretos dos fundadores e perpetuadores da cultura local.
Como patrimônio material há um símbolo muito forte: o sino e, como patrimônio imaterial há a cultura, os resquícios dos antepassados, as histórias vivenciadas e, sobretudo, as narrativas.
Cursistas: Elizete S. Geraldi e Lilian C. Pires

Um comentário:

  1. Olá!
    Parece que o filme gerou discussões interessantes, hein? Aproveite bem esses momentos para lazer e aprendizado, ok?

    ResponderExcluir