Professora cursista Giana Clamer Fonseca, 44 anos, casada, 1 filho.
Formação em Letras Português e Inglês, especialização em Ensino de Língua e Literatura (abordagem textual) - ensino fundmental e médio.
Leciono nas escolas: Rosa Torres de Miranda (estadual) - 10 horas (7a. e 8a. séries) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa catarina (Federal) - 20 horas (6o. e 7o. pelotões)
Atuo na rede pública estadual e federal, com o total de 113 alunos.
Número de alunos por turma: 7a. série - 33 alunos / 8a. - 17 alunos / 6o. pel - 32 alunos/ 7o. pel - 31 alunos
Descrição da clientela atendida, distorção série/idade, qualidade de leitura, produção escrita e oral.
Clientela atendida na escola estadual: os alunos possuem uma grande dificuldade de prerrequisitos. Muitos são repetentes (principalmente na 7a. série) e há um desinteresse muito grande. As aulas são à tarde e os períodos finais são os mais prejudicados. Os alunos da 8a. são mais participativos e interessados. Fazem as tarefas propostas com mais entusiasmo, apesar de haver algumas reclamações principalmente quanto a "falta de matéria" - eles querem "gramática", pois leitura e interpretação textual, segundo eles, não é "conteúdo"!
Em relação a leitura e a produção escrita: os alunos gostam de escrever, porém seus texto vêm com vários erros tanto da parte de ortografia como na parte de concordância, coesão; sendo que alguns possuem uma grande dificuldade em manter o texto coerente e, até mesmo, de não fugir ao tema proposto.
Receptividade ao material do Gestar: quando informo que o trabalho é para o curso que estou fazendo, há uma preocupação em realizá-lo de forma bem "feita". Gostam de inovações e de aulas que fujam da gramática, mas os alunos ainda têm dificuldade em compreender que texto e produção também são "conteúdos" que devem ser trabalhados... em alguns momentos uma aluna da 8a. pediu para parar com estes "troços" e voltar para o conteúdo fácil (conjunções coordenativas).
As propostas que apliquei na sétima série foram bem aceitas e realizadas com interesse, porém também há um descuido na hora de entregá-las. Acho que é um pouco de "base", de treinamento... estou cobrando trabalhos melhores e, aos poucos, eles estão chegando mais aprimorados.
Professora cursista Elizete Soares Geraldi, 41 anos, separada, 3 filhos (Gabriela - 21anos, Matheus - 18 anos e Beatriz - 14 anos)
Formação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira _ UFSC
Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro.
Leciono nas escolas: EEB Professora Claudete Maria Hoffmann Domingos - Rede Estadual - Carga horária de 30 horas - Atuo de 5ª a 8ª Séries; EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores - Rede Municipal de São José- Carga horária de 10 horas - Ensino Médio EJA; Colégio Energia - Unidades Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz - 20 horas - Atua com 8º e 9º anos.
Atuo nas redes: Estadual, Municipal e Particular
Carga horária em cada rede: 30 horas no estado, 10 horas no município e 20 horas no particular.
Classes em que atuo: 5ª a 8ª séries e Ensino Médio (EJA).
Número de alunos por turma:
Turma 503 ( 32 alunos), Turma 504 ( 34 alunos), Turma 603 ( 32 alunos), Turma 604 ( 32 alunos), Turma 801 ( 38 alunos e Turma 802 ( 34 alunos.
Ensino Médio: Turma 101 (25 alunos), Turma 201 ( 15 alunos) e turma 301 ( 30 alunos).
Colégio Energia: Turma 8F1 PH ( 24 alunos), Turma 8F1 SA ( 20 alunos), Turma 9F1 PH ( 40 alunos) e turma 9F1 SA (10 alunos)
Total de alunos atendidos: 366
Os alunos a que atendo são, em geral, bastante receptivos às aulas. Na escola estadual ainda há algumas divergências de série/idade, mas não chega a dificultar o trabalho, pois há bastante interação entre os alunos.
Na escola particular não há quase nenhuma distorção série/idade. E na EJA, a perspectiva é bem peculiar, embora em todas as turmas a ideia é estimular a leitura e produção textual, esta última é mais difícil, visto que geralmente os alunos não gostam de escrever, pois a escrita desde cedo vem associada à avaliação. Quanto à produção de texto oral, acaba sendo bem positiva, de uma forma geral os alunos gostam de falar, expor suas ideias, suas opiniões e, admitindo-se algumas exceções, a maioria se expressa sem dificuldade.
Receptividade ao material do Gestar: Deixei bem claro aos alunos que esses trabalhos estão sendo divulgados e socializados no Curso gestar II, e eles procuram ser colaboradores. Eu estou gostando das sugestões de atividades e as turmas com as quais aplico as atividades estão muito animadas.
Formação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira _ UFSC
Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro.
Leciono nas escolas: EEB Professora Claudete Maria Hoffmann Domingos - Rede Estadual - Carga horária de 30 horas - Atuo de 5ª a 8ª Séries; EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores - Rede Municipal de São José- Carga horária de 10 horas - Ensino Médio EJA; Colégio Energia - Unidades Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz - 20 horas - Atua com 8º e 9º anos.
Atuo nas redes: Estadual, Municipal e Particular
Carga horária em cada rede: 30 horas no estado, 10 horas no município e 20 horas no particular.
Classes em que atuo: 5ª a 8ª séries e Ensino Médio (EJA).
Número de alunos por turma:
Turma 503 ( 32 alunos), Turma 504 ( 34 alunos), Turma 603 ( 32 alunos), Turma 604 ( 32 alunos), Turma 801 ( 38 alunos e Turma 802 ( 34 alunos.
Ensino Médio: Turma 101 (25 alunos), Turma 201 ( 15 alunos) e turma 301 ( 30 alunos).
Colégio Energia: Turma 8F1 PH ( 24 alunos), Turma 8F1 SA ( 20 alunos), Turma 9F1 PH ( 40 alunos) e turma 9F1 SA (10 alunos)
Total de alunos atendidos: 366
Os alunos a que atendo são, em geral, bastante receptivos às aulas. Na escola estadual ainda há algumas divergências de série/idade, mas não chega a dificultar o trabalho, pois há bastante interação entre os alunos.
Na escola particular não há quase nenhuma distorção série/idade. E na EJA, a perspectiva é bem peculiar, embora em todas as turmas a ideia é estimular a leitura e produção textual, esta última é mais difícil, visto que geralmente os alunos não gostam de escrever, pois a escrita desde cedo vem associada à avaliação. Quanto à produção de texto oral, acaba sendo bem positiva, de uma forma geral os alunos gostam de falar, expor suas ideias, suas opiniões e, admitindo-se algumas exceções, a maioria se expressa sem dificuldade.
Receptividade ao material do Gestar: Deixei bem claro aos alunos que esses trabalhos estão sendo divulgados e socializados no Curso gestar II, e eles procuram ser colaboradores. Eu estou gostando das sugestões de atividades e as turmas com as quais aplico as atividades estão muito animadas.
Professora cursista Carla Zampieri, 41 anos, separada, 1 filho.
Formação em Letras e especialização em Gestão Escolar.
Leciono nas escolas: Energia; Colégio Antônio Peixoto e Rosa Torres de Miranda
Atuo nas redes: Estadual e Particular.
Carga horária em cada rede: Energia - 5 (aulas dadas), Antônio Peixoto - 25 (aulas dadas) Rosa Torres de Miranda - 20 horas.
Classes em que atuo: Ensino médio e Ensino Fundamental II.
Número de alunos por turma: em média 45, no Energia 250, Antônio Peixoto 175 e no Rosa Torres de Miranda 150 alunos.
Total de alunos atendidos: 575 A clientela atendida é do Colégio Estadual de 5ª série até 8ª série; a qualidade da leitura é boa; a produção escrita e oral são boas; os alunos têm, recebido muito bem as atividade do gestar, têm correspondido a todas as minhas expectativas.
Formação em Letras e especialização em Gestão Escolar.
Leciono nas escolas: Energia; Colégio Antônio Peixoto e Rosa Torres de Miranda
Atuo nas redes: Estadual e Particular.
Carga horária em cada rede: Energia - 5 (aulas dadas), Antônio Peixoto - 25 (aulas dadas) Rosa Torres de Miranda - 20 horas.
Classes em que atuo: Ensino médio e Ensino Fundamental II.
Número de alunos por turma: em média 45, no Energia 250, Antônio Peixoto 175 e no Rosa Torres de Miranda 150 alunos.
Total de alunos atendidos: 575 A clientela atendida é do Colégio Estadual de 5ª série até 8ª série; a qualidade da leitura é boa; a produção escrita e oral são boas; os alunos têm, recebido muito bem as atividade do gestar, têm correspondido a todas as minhas expectativas.
Professora cursista Giana Clamer Fonseca, 44 anos, casada, 1 filho.
Formação em Letras Português e Inglês, especialização em Ensino de Língua e Literatura (abordagem textual) - ensino fundmental e médio.
Leciono nas escolas: Rosa Torres de Miranda (estadual) - 10 horas (7a. e 8a. séries) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa catarina (Federal) - 20 horas (6o. e 7o. pelotões)
Atuo na rede pública estadual e federal, com o total de 113 alunos.
Número de alunos por turma: 7a. série - 33 alunos / 8a. - 17 alunos / 6o. pel - 32 alunos/ 7o. pel - 31 alunos
Descrição da clientela atendida, distorção série/idade, qualidade de leitura, produção escrita e oral.
Clientela atendida na escola estadual: os alunos possuem uma grande dificuldade de prerrequisitos. Muitos são repetentes (principalmente na 7a. série) e há um desinteresse muito grande. As aulas são à tarde e os períodos finais são os mais prejudicados. Os alunos da 8a. são mais participativos e interessados. Fazem as tarefas propostas com mais entusiasmo, apesar de haver algumas reclamações principalmente quanto a "falta de matéria" - eles querem "gramática", pois leitura e interpretação textual, segundo eles, não é "conteúdo"!
Em relação a leitura e a produção escrita: os alunos gostam de escrever, porém seus texto vêm com vários erros tanto da parte de ortografia como na parte de concordância, coesão; sendo que alguns possuem uma grande dificuldade em manter o texto coerente e, até mesmo, de não fugir ao tema proposto.
Receptividade ao material do Gestar: quando informo que o trabalho é para o curso que estou fazendo, há uma preocupação em realizá-lo de forma bem "feita". Gostam de inovações e de aulas que fujam da gramática, mas os alunos ainda têm dificuldade em compreender que texto e produção também são "conteúdos" que devem ser trabalhados... em alguns momentos uma aluna da 8a. pediu para parar com estes "troços" e voltar para o conteúdo fácil (conjunções coordenativas).As propostas que apliquei na sétima série foram bem aceitas e realizadas com interesse, porém também há um descuido na hora de entregá-las. Acho que é um pouco de "base", de treinamento... estou cobrando trabalhos melhores e, aos poucos, eles estão chegando mais aprimorados.
Formação em Letras Português e Inglês, especialização em Ensino de Língua e Literatura (abordagem textual) - ensino fundmental e médio.
Leciono nas escolas: Rosa Torres de Miranda (estadual) - 10 horas (7a. e 8a. séries) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa catarina (Federal) - 20 horas (6o. e 7o. pelotões)
Atuo na rede pública estadual e federal, com o total de 113 alunos.
Número de alunos por turma: 7a. série - 33 alunos / 8a. - 17 alunos / 6o. pel - 32 alunos/ 7o. pel - 31 alunos
Descrição da clientela atendida, distorção série/idade, qualidade de leitura, produção escrita e oral.
Clientela atendida na escola estadual: os alunos possuem uma grande dificuldade de prerrequisitos. Muitos são repetentes (principalmente na 7a. série) e há um desinteresse muito grande. As aulas são à tarde e os períodos finais são os mais prejudicados. Os alunos da 8a. são mais participativos e interessados. Fazem as tarefas propostas com mais entusiasmo, apesar de haver algumas reclamações principalmente quanto a "falta de matéria" - eles querem "gramática", pois leitura e interpretação textual, segundo eles, não é "conteúdo"!
Em relação a leitura e a produção escrita: os alunos gostam de escrever, porém seus texto vêm com vários erros tanto da parte de ortografia como na parte de concordância, coesão; sendo que alguns possuem uma grande dificuldade em manter o texto coerente e, até mesmo, de não fugir ao tema proposto.
Receptividade ao material do Gestar: quando informo que o trabalho é para o curso que estou fazendo, há uma preocupação em realizá-lo de forma bem "feita". Gostam de inovações e de aulas que fujam da gramática, mas os alunos ainda têm dificuldade em compreender que texto e produção também são "conteúdos" que devem ser trabalhados... em alguns momentos uma aluna da 8a. pediu para parar com estes "troços" e voltar para o conteúdo fácil (conjunções coordenativas).As propostas que apliquei na sétima série foram bem aceitas e realizadas com interesse, porém também há um descuido na hora de entregá-las. Acho que é um pouco de "base", de treinamento... estou cobrando trabalhos melhores e, aos poucos, eles estão chegando mais aprimorados.
Professor cursista Joao Batista de Souza, 35 anos, solteiro, 2 filhas.
Formação em Letras Português e Literaturas e pós-graduado
Leciono nas redes estadual e municipa, com carga horária de 60 h, atuo no ensino fundamental e médio. O número de alunos por turma é de mais ou menos 35 alunos. Atendo também uma classe de alunos com deficiência auditiva.A receptividade dos alunos com o material do Gestar tem sido boa. Até o momento estou gostando do curso e os alunos também.
Formação em Letras Português e Literaturas e pós-graduado
Leciono nas redes estadual e municipa, com carga horária de 60 h, atuo no ensino fundamental e médio. O número de alunos por turma é de mais ou menos 35 alunos. Atendo também uma classe de alunos com deficiência auditiva.A receptividade dos alunos com o material do Gestar tem sido boa. Até o momento estou gostando do curso e os alunos também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário