O quinto encontro iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Iniciamos o encontro com questionamentos dos cursistas sobre o projeto e o encontro, já na semana seguinte (09/06), sobre esse assunto. Esclareci que haveria um encontro com os formadores para discutir maiores detalhes no dia 08/06 e então eu poderia tirar as dúvidas restantes do grupo.
Em seguida iniciamos as observações sobre as dificuldade encontradas ao longo da semana. Os professores seguiram minha sugestão e complementaram as atividades pendentes da semana anterior com atividades relacionadas a letramento. Um professor complementou a atividade anterior, sobre cartões postais, com o preenchimento de envelopes e uma pesquisa interessante sobre o significado de cada número do CEP. Outra professora complementou uma atividade sobre o injuntivo em manuais e que culminou com a produção, pelos alunos, de produtos, rótulos e seus manuais, ficou muito interessante. Um outro exemplo foi de uma professora que utilizou a leitura semanal de sada de aula para a elaboração de fôlderes. Todas as propostas foram ótimas. Dessa vez encontrei os cursistas satisfeitos com as atividades realizadas com os alunos. Ficou evidente que os objetivos foram alcançados.
Após os relatos de experiência e entrega dos relatos escritos, realizamos reflexões sobre letramento e estratégias de leitura. Para isso foram utilizados slides sobre a história da comunicação e dos textos "Uriri e Bertolina" e "Circuito fechado" (os dois textos estão no AA4).
O primeiro texto foi lido em voz alta e discutido em grande grupo. Observou-se a dificuldade de compreensão do vocabulário, então foram levantadas possibilidades de trabalho com o texto e uma cursista sugeriu compará-lo com a letra de uma música escrita por banda de Florianópolis e que apresenta vocabulário ilhéu. O segundo texto foi reescrito pelos grupos, de modo a atribuir novos significados, inserido verbos, sujeitos e outros elementos.
O próximo passo foi a realização da oficina 3 com o poema “Cidadezinha qualquer”, de Drummond. A atividade correu bem e houve boa participação do grupo. Como último passo, encaminhei as atividades para a oficina do dia 16/06.
Iniciamos o encontro com questionamentos dos cursistas sobre o projeto e o encontro, já na semana seguinte (09/06), sobre esse assunto. Esclareci que haveria um encontro com os formadores para discutir maiores detalhes no dia 08/06 e então eu poderia tirar as dúvidas restantes do grupo.
Em seguida iniciamos as observações sobre as dificuldade encontradas ao longo da semana. Os professores seguiram minha sugestão e complementaram as atividades pendentes da semana anterior com atividades relacionadas a letramento. Um professor complementou a atividade anterior, sobre cartões postais, com o preenchimento de envelopes e uma pesquisa interessante sobre o significado de cada número do CEP. Outra professora complementou uma atividade sobre o injuntivo em manuais e que culminou com a produção, pelos alunos, de produtos, rótulos e seus manuais, ficou muito interessante. Um outro exemplo foi de uma professora que utilizou a leitura semanal de sada de aula para a elaboração de fôlderes. Todas as propostas foram ótimas. Dessa vez encontrei os cursistas satisfeitos com as atividades realizadas com os alunos. Ficou evidente que os objetivos foram alcançados.
Após os relatos de experiência e entrega dos relatos escritos, realizamos reflexões sobre letramento e estratégias de leitura. Para isso foram utilizados slides sobre a história da comunicação e dos textos "Uriri e Bertolina" e "Circuito fechado" (os dois textos estão no AA4).
O primeiro texto foi lido em voz alta e discutido em grande grupo. Observou-se a dificuldade de compreensão do vocabulário, então foram levantadas possibilidades de trabalho com o texto e uma cursista sugeriu compará-lo com a letra de uma música escrita por banda de Florianópolis e que apresenta vocabulário ilhéu. O segundo texto foi reescrito pelos grupos, de modo a atribuir novos significados, inserido verbos, sujeitos e outros elementos.
O próximo passo foi a realização da oficina 3 com o poema “Cidadezinha qualquer”, de Drummond. A atividade correu bem e houve boa participação do grupo. Como último passo, encaminhei as atividades para a oficina do dia 16/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário