sábado, 27 de junho de 2009

Oficina 4 - 16/06





O sexto encontro iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h. Em sala havia 8 cursistas.
Iniciamos o encontro com discussão sobre o conteúdo das unidades 15 e 16 do TP4. Em seguida os cursistas iniciaram os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”.
Entre as atividades elaboradas pelos professores estão: produção de placas humorísticas como as contidas no livro “Pracas do Braziu”; discussão sobre o texto “Camping” e, na sequência, complementação da história de modo criativo; retomada de atividade com envelope da linguagem, para iniciar em seguida atividade de análise de fôlderes e anúncios e produção de manual de instruções de produtos; produção de cartões postais; produção de convites para festa junina.
Alguns professores não conseguiram aplicar as atividades por completo. Isso ocorreu, porque houve uma parada pedagógica para os professores estaduais na sexta-feira (05/06) e, na semana seguinte, o feriado de Corpus Christi (11 e 12/06). A perda de dias letivos trouxe prejuízos, mas, para minorizar o problema, sugeri que para o próximo encontro os professores realizassem duas atividades, uma da unidade atual e outra da atrasada, com turmas diferentes para aproveitar melhor o tempo.
Duas professoras trouxeram slides de atividades feitas durante uma feira da escola onde trabalham e de produção de Pão-por-Deus. Outra professora trouxe alguns dos “móbiles literários” produzidos por alunos a partir da leitura de livros paradidáticos.
Na sequência, passei um slide sobre o TP4 (produção escrita) e outro sobre o livro “O carteiro chegou”. Então, realizamos uma boa discussão sobre letramento, produção escrita e oral e intertextualidade.
A próxima etapa foi a realização da oficina 4, com análise de anúncio publicitário, produção de cartazes e de uma sequência didática.O último passo foi o encaminhamento para o encontro do dia 23/06, sobre o projeto, e das atividades para a oficina do dia 30/06.












Nenhum comentário:

Postar um comentário