sábado, 18 de julho de 2009

Oficina 6 - 14/07

O encontro para a oficina 6 ocorreu em 14/07, iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Iniciamos o encontro com comentários a respeito das propostas de atividades sobre coesão e coerência das unidades 19 e 20 do TP5. Realizamos discussões sobre o andamento das atividades aplicadas com os alunos.
Em seguida os cursistas fizeram os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”. A maioria dos professores não encontrou problemas para aplicadar as atividades, mas alguns, devido ao calendário escolar que previa semana de recuperação de conteúdos, não conseguiu realizá-las.
Sabendo que as escolas estavam finalizando o segundo bimestre e que algumas estavam realizando uma semana de recuperação semestral, o que poderia atrapalhar a aplicação dos “Avançando na prática”, sugeri que os cursistas estudassem o TP5 com cuidado e escolhessem as atividades a serem aplicadas, mesmo que só pudessem fazer isso após o recesso escolar. Dessa forma, todos tiveram condições de realizar seus relatos e quem não pôde aplicar fez um planejamento para ser posto em prática na primeira oportunidade após o recesso escolar.
Na sequência, realizei duas atividades práticas a respeito dos assuntos do TP5:
1º) um jogo relacionado à coerência na interpretação de imagens e posterior produção de texto (entreguei a cada grupo de cursistas um conjunto com imagens embaralhadas e que deveriam ser colocadas em ordem para formar uma sequência narrativa coerente); foi interessante observar que de acordo com contextualização realizada, diferentes sequências de imagens formam narrativas coerentes.
2º) elaboramos uma “História maluca”, focalizando coesão e coerência (coloquei dentro de um saquinho vários objetos, iniciei uma história e os cursistas deveriam continuá-la e, à medida que eu ia mostrando objetos variados, eles deveriam introduzi-los no assunto narrado, sem perder a coerência textual e utilizando elementos coesivos.
O próximo passo foi a realização da oficina 6. Os cursistas produziram um anúncio publicitário, utilizaram linguagem verbal e não verbal e a negação com o intuito de atrair a atenção do comprador.
Por fim, encaminhei a produção de etapas do projeto durante o período de recesso escolar e os cursistas elaboraram uma avaliação escrita sobre o processo do curso até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário