sábado, 11 de julho de 2009

Oficina 5 - 30/06 e 07/07

O encontro para a oficina 5 (dia 30/06) iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Esse encontro foi um pouco inusitado, em sala havia apenas 3 cursistas. Nesse dia, houve uma paralisação do sistema de transporte coletivo na Grande Florianópolis, o que atrapalhou o deslocamento das pessoas. Quem dependia de ônibus ficou em casa e quem tentou o deslocamento de carro enfrentou muitas filas. Por isso ocorreram tantas ausências. Para amenizar o problema das ausências, chamei via e-mail os cursistas faltosos para fazer reposição da oficina no dia 07/07.
No dia 07/07, compareceram outros 3 cursistas. O encontro iniciou às 18h e terminou às 22h. Os dois encontros seguiram as mesmas etapas.
Iniciamos o encontro com discussões sobre o andamento das atividades aplicadas com os alunos e o conteúdo das unidades 17 e 18 do TP5. Foi praticamente uma unanimidade a aprovação dessas unidades do TP5. Nós chegamos à conclusão de que o TP5 tem muito a oferecer e em outros momentos poderemos relê-lo e realizar ainda mais atividades sugeridas nele.
É interessante como esse caderno fala de modo simples e claro sobre formas de tratar do tema “coerência” com os alunos.
Em seguida, foram realizados os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”. As atividades foram aplicadas sem problema.
Na sequência, passei o slide “O vendedor de palavras”, que fala de um homem que decide vender palavras e, junto com elas, novos pensamentos. Isso ajudou na discussão sobre o texto (p.36 do TP5) “Palavras são palavras”.
Depois relemos o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira. Entreguei cópias da versão musicada do poema, feita por Tom Jobim, e ouvimos a música. Realizamos breve discussão sobre as diferenças que surgem entre as duas versões e seguimos para a oficina.
A oficina 5 (p. 254) foi realizada sem problemas pelos cursistas. Fiz uma adaptação à tarefa: foi realizada individualmente e não em grupos como previa a proposta inicial. Assim o tempo pôde ser melhor aproveitado, devido ao número reduzido de cursistas em cada encontro.
Por fim, conversamos um pouco sobre o projeto e fiz os encaminhamentos para o próximo encontro do dia 14/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário