sábado, 18 de julho de 2009

Oficina 6 - 14/07

O encontro para a oficina 6 ocorreu em 14/07, iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Iniciamos o encontro com comentários a respeito das propostas de atividades sobre coesão e coerência das unidades 19 e 20 do TP5. Realizamos discussões sobre o andamento das atividades aplicadas com os alunos.
Em seguida os cursistas fizeram os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”. A maioria dos professores não encontrou problemas para aplicadar as atividades, mas alguns, devido ao calendário escolar que previa semana de recuperação de conteúdos, não conseguiu realizá-las.
Sabendo que as escolas estavam finalizando o segundo bimestre e que algumas estavam realizando uma semana de recuperação semestral, o que poderia atrapalhar a aplicação dos “Avançando na prática”, sugeri que os cursistas estudassem o TP5 com cuidado e escolhessem as atividades a serem aplicadas, mesmo que só pudessem fazer isso após o recesso escolar. Dessa forma, todos tiveram condições de realizar seus relatos e quem não pôde aplicar fez um planejamento para ser posto em prática na primeira oportunidade após o recesso escolar.
Na sequência, realizei duas atividades práticas a respeito dos assuntos do TP5:
1º) um jogo relacionado à coerência na interpretação de imagens e posterior produção de texto (entreguei a cada grupo de cursistas um conjunto com imagens embaralhadas e que deveriam ser colocadas em ordem para formar uma sequência narrativa coerente); foi interessante observar que de acordo com contextualização realizada, diferentes sequências de imagens formam narrativas coerentes.
2º) elaboramos uma “História maluca”, focalizando coesão e coerência (coloquei dentro de um saquinho vários objetos, iniciei uma história e os cursistas deveriam continuá-la e, à medida que eu ia mostrando objetos variados, eles deveriam introduzi-los no assunto narrado, sem perder a coerência textual e utilizando elementos coesivos.
O próximo passo foi a realização da oficina 6. Os cursistas produziram um anúncio publicitário, utilizaram linguagem verbal e não verbal e a negação com o intuito de atrair a atenção do comprador.
Por fim, encaminhei a produção de etapas do projeto durante o período de recesso escolar e os cursistas elaboraram uma avaliação escrita sobre o processo do curso até o momento.

sábado, 11 de julho de 2009

Oficina 5 - Trabalhos


Uma das tarefas feitas pelo alunos foi a reconstrução de texto de história em quadrinhos. Os alunos fizeram recorte e colagem, reescreveram as histórias com tema sobre reciclagem.




Oficina 5 - 30/06 e 07/07

O encontro para a oficina 5 (dia 30/06) iniciou às 18:00h e terminou às 22:00h.
Esse encontro foi um pouco inusitado, em sala havia apenas 3 cursistas. Nesse dia, houve uma paralisação do sistema de transporte coletivo na Grande Florianópolis, o que atrapalhou o deslocamento das pessoas. Quem dependia de ônibus ficou em casa e quem tentou o deslocamento de carro enfrentou muitas filas. Por isso ocorreram tantas ausências. Para amenizar o problema das ausências, chamei via e-mail os cursistas faltosos para fazer reposição da oficina no dia 07/07.
No dia 07/07, compareceram outros 3 cursistas. O encontro iniciou às 18h e terminou às 22h. Os dois encontros seguiram as mesmas etapas.
Iniciamos o encontro com discussões sobre o andamento das atividades aplicadas com os alunos e o conteúdo das unidades 17 e 18 do TP5. Foi praticamente uma unanimidade a aprovação dessas unidades do TP5. Nós chegamos à conclusão de que o TP5 tem muito a oferecer e em outros momentos poderemos relê-lo e realizar ainda mais atividades sugeridas nele.
É interessante como esse caderno fala de modo simples e claro sobre formas de tratar do tema “coerência” com os alunos.
Em seguida, foram realizados os relatos das atividades realizadas sobre os “Avançando na prática”. As atividades foram aplicadas sem problema.
Na sequência, passei o slide “O vendedor de palavras”, que fala de um homem que decide vender palavras e, junto com elas, novos pensamentos. Isso ajudou na discussão sobre o texto (p.36 do TP5) “Palavras são palavras”.
Depois relemos o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira. Entreguei cópias da versão musicada do poema, feita por Tom Jobim, e ouvimos a música. Realizamos breve discussão sobre as diferenças que surgem entre as duas versões e seguimos para a oficina.
A oficina 5 (p. 254) foi realizada sem problemas pelos cursistas. Fiz uma adaptação à tarefa: foi realizada individualmente e não em grupos como previa a proposta inicial. Assim o tempo pôde ser melhor aproveitado, devido ao número reduzido de cursistas em cada encontro.
Por fim, conversamos um pouco sobre o projeto e fiz os encaminhamentos para o próximo encontro do dia 14/07.