domingo, 31 de maio de 2009

Oficina 2 - 26/05

O quarto encontro iniciou às 18h e terminou às 22h. Em sala havia 8 cursistas, incluindo uma professora que veio de outro polo.
Iniciamos o encontro com observações sobre as dificuldade encontradas ao longo das semanas. Os professores tiveram dificuldades para aplicar em tempo hábil as atividades. Isso ocorreu, principalmente, porque houve uma greve de ônibus na Grande Florianópolis (outros 2 ainda tiveram passeio na escola).
Durante seus relatos de experiência, ficou evidente que a maioria não alcançou os objetivos esperados quando propôs as atividades aos alunos. O grupo chegou à conclusão que algumas atividades estavam além da maturidade dos alunos, mas que, na maioria dos casos, o que faltou mesmo, além do tempo, foram atividades e leituras prévias que permitissem ao aluno entender melhor as tarefas e seus objetivos.
Após a entrega dos relatos, um professor apresentou algumas fotos (em slide) das atividades realizadas em sua escola, inclusive imagens de sua sala de aula, que é ambiente, com diversos recursos.
Eu apresentei um slide para a turma (“Zoom”), o que gerou uma boa discussão sobre os diferentes pontos de vista e sobre a capacidade que cada um tem de compreender a realidade ao seu redor.
Depois disso, iniciamos a oficina 2. A turma foi dividida em duas equipes, as atividades foram realizadas com sucesso e tudo correu bem. Ao fim da oficina, orientei o grupo para o próximo encontro, que será no dia 2.
Os cursistas ficaram um tanto decepcionados, pois o tempo é muito curto para a aplicação das atividades em sala. Para resolver esse problema, sugeri aos cursistas que primeiro leiam o material e busquem alguma proposta de atividade sobre letramento que possa servir de continuidade para as tarefas que ficaram inacabadas ou que não alcançaram os objetivos esperados. Dessa forma, não haverá necessidade de iniciar atividades totalmente novas. O que ficou inacabado servirá de mote para o tema “letramento”.
Com relação ao projeto, os cursistas têm muitas dúvidas. As principais são em relação ao tamanho da fundamentação teórica, devido ao pouco tempo disponível para as leituras e o difícil acesso aos livros.

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